Como escolher seus cosméticos

Normalmente as pessoas escolhem seus cosméticos com base na fragrância. Fragrância é uma das prioridades no escolha de cosméticos em geral. Claro que tem certa influência, mas a menos que você esteja comprando um perfume a sua compra não deve se basear nos cheiros. Em geral todos os produtos de cosmética de qualidade tem odores agradáveis e consideravelmente neutros. Quanto a qualidade , se o frasco propiciar observe a cor, turbidez, presenças de corpo estranhos. Esse detalhes podem dizer da qualidade e validade do produto, embora em maioria e para manter a maior qualidade do produto usa-se frascos que isolam a luz do meio para com o produto. Agora para escolher os produtos você em primeiro lugar deve pensar que creme destinado ao corpo não é para o rosto, bem como esfoliante de pé, de rosto de corpo, creme de mão é pés. Em geral as fórmulas bases e princípios ativos podem conter diferentes pH, textura. Por exemplo certos cremes próximos da visão ou do nariz podem promover irritações, alergias etc, e também em certos tipos de pele podem promover em todo o rosto esses sintomas. Então obedeça a indicação de uso, pois cada parte pode requerir tipos diferenças nos compostos. Falando na pele, já havíamos falado alguns tipos de peles, então os cosméticos são desenvolvido para cada tipo.

Existem uma variedade imensa de cosméticos. Conhecer seu tipo de pele é fundamental. A pele do rosto e do corpo geralmente apresentam diferenças, por vezes a pele pode ser normal no corpo e oleosa no rosto, o rosto pode ser misto etc. Conhecendo esses detalhes você esta apto a comprar seu cosmético. Na lina facial nos temos por exemplo linhas destinadas as peles que são extremamente oleosas e as peles que tem pontos de oleosidade. Tem cosméticos destinados a todos os tipos de peles. Shampoos e condicionadores também devem ser utilizados conforme a qualidade de seu cabelo, comprimento e características. Não só pelo benefício, mas também pelo rendimento. Outro detalhe que deve ser considerado é escolher o produtos pela ação. Ou seja escolha um produto que você tenha conhecimento do ativo, no caso dos fitocosméticos.

Lembre-se que a cosmética pode ser higiene/preventiva, medicamentosa, estética e ainda atuar como coadjuvante terapêutica. Algumas informações que podem nortear na escolha.

Cremes para mãos calejadas :Opte pelos feito a base de manteiga de karité, tucumã. Mãos muito sensíveis ao tempo e a detergentes e outros fatores opte por composto a base de chá verde e que sempre promova dermoproteção.

Peles rígidas,maltratadas opte por misturas com ureia e aveia. Pessoas com cicatrizes e algumas manchas, opte por sabonetes, loções que contenham calêndula; Pessoas com pele muito ressecada, sempre escolha cosméticos com vitamina E, ou a base de girassol , castanha do Pará. Peles mais envelhecidas e com pouco brilho, use maracujá e açaí. Peles oleosas pitanga, camomila,chá verde; queimaduras solares opte por compostos a base de babosa Peles com acne, ou com predisposição a infecções fúngicas use cosméticos a base de bardana, melaleuca, babosa e calêndula. Higiene íntima e preventivo de alterações, melaleuca, própolis, menta, alecrim.

OBS: Não se deve prolongar o uso de melaleuca na região íntima.

Artigos Relacionados