Acne

Acnes e cravos acometem as peles de pessoas de todas as idades , porém são mais frequentes em adolescentes devido a estarem associados a fatores hormonais. Acne e espinha não é a mesma coisa, pois a acne é o termo aplicado a patologia,doença. Espinha é o acometimento (lesão).

Ocorrem: As acnes ocorrem devido a alterações endócrinas ou do sistema simpático, problemas circulatórios, digestivos, hepáticos, alterações hormonais e atuação de bactérias. As espinhas também aparecem quando o corpo esta com mutias toxinas devido a má alimentação As glândulas sebáceas se obstruem ou inflamam os folículos sebáceos da pele acumulando pus. Já os cravos são provocados por minúsculos aracnídeos chamados de ácaros que se acomodam nos folículos pilosos das glândulas sebáceas.

Características: Espinhas se caracterizam pelo aparecimento de nódulos avermelhados, inchados e doloridos. Os cravos são Pontos escuros e pequenos.

Grupo mais afetado: Como citado é mais comum em adolescente em idade púbere, mas também acontece com mais frequência em pessoas com pele oleosa e ou com má alimentação. Em geral os homens são mais afetados que as mulheres, pelo fato da acne ser hipersensível aos nives séricos de testosterona em consequência as glândulas sebáceas produzem mais seborreia, substância que protege a pele com a lubrificação.

Afetam: As espinhas costumam aparecer em vários lugares, mas em locais mais oleosos como face, nas regiões da testa e queixo, nas costas, nariz. Porém aparecem em locais atípicos. Já o cravos pegam os cantos de nariz e boca, testas e costas. Cura A acne não tem cura. Todas as pessoas terão em diversas fases de suas vidas. O que podemos fazer é amenizar a lesão e evitar.

Para evitar acne e cravos: A acne pode ser evitada com uma alimentação equilibrada regada com muitos vegetais e evitando alimentos fritos e gordurosos. A higienização da pele com sabonetes próprios para o rosto também ajuda. Esfoliação semanal e tratamento conforme o tipo de pele.

Amenizar: Quando a pessoa tem uma espinha pode se usar uma loção secativa, preferencialmente compostos com bardana e hamamélis são muito úteis. Em crises evitar alimentar -se com chocolates e gorduras. Evita-se espreme-las, pois pode deixar manchas na pele.

Observação: Para casos muito severos um dermatologista e um nutricionista devem serem consultados. Produtos para amenizar

Artigos Relacionados